terça-feira, 9 de agosto de 2011

Gotas de destruição



O que é CHUVA ÁCIDA ?

O nome chuva ácida significa que  tem um PH abaixo de 4,5 unidades. As chuvas tem o PH normal de 5,6. É formada por uma mistura de gases.

Como é formada a CHUVA ÁCIDA?

Com a queima de petróleo e carvão, lançados pelas chaminés das fábricas e os escapamentos dos carros, são  liberado gases poluentes (dióxidos de enxofre, os óxidos de nitrogênio e o monóxido de carbono) que se mistura com o vapor de água e com os gases  que compõem a atmosfera , como o oxigênio e o nitrogênio e   junto com a energia solar formam a chuva ácida.  

Quais são as consequências da CHUVA ÁCIDA?

Causa prejuízo em objetos de calcário, mármore  e cobre. Em alguns casos, a chuva pode ser tão ácida sendo capaz de destruir a camada de resina que protege a tintura do carro, podendo enferrujá-lo.
As gotas ácidas podem queimar as folhas das  plantas tendo como consequência o crescimento lento das plantas, que raramente chegam ao tamanho normal, a redução da capacidade de conseguir energia através da fotossíntese.  
Já no solo, a chuva ácida dissolve os principais nutrientes para as plantas e libera alumínio e cadmio, que são tóxicos para animas e plantas da região.  
Se o ser humano se molhar com chuva ácida ele pode ficar com a pele bem ressecada.

  Como evitar a CHUVA ÁCIDA?

Usando transporte coletivo;
Usando metrô; 
Utilizar fontes de energia menos poluente, como energia eólica, solar e elétrica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário